segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ultima Semana Antídoto!

Iae pessoal .. Bom sou o Guilherme do 3ºC e venho aqui postar o que aconteceu na última semana do Antídoto.

Bom, da Escola eu tive o prazer junto com a Vaneza de ir prestigiar as mesas de debates internacionais e nacionais nesse fabuloso seminário!
As mesas começaram na Quarta-feira ( 24/6 ) .. Com um debate nacional, com o tema " A cultura das ruas - História, Aprendizados e Preconceitos. " com convidados Chinaider Pinheiro, que viram numa postagem anterior, e a Deputada e ex-delegada civil Marina Maggessi .. Essa mesa Foi debatido sobre a vida de crime do RJ, onde tem grandes conflitos.. Falaram sobre Drogas, Facções Criminosas e sobre situações atuais do Rj.

Na segunda Mesa com o tema " A tolerância das diferenças, as diferenças da tolerância " tivemos dois convidados internacionais da Nigéria o Pastor James Movel Wuye e Imam Muhammad Nurayn Ashafa .. Uma mesa onde foi apresentado conflitos religiosos e civis de uma outra parte do mundo, a onde dois inimigos conseguiram com a tolerânica se transformarem em dois lideres e ativistas civis q agora trabalham em prol da paz e da reconstrução da Nigéria.

Quinta foi a vez da " Distorções, informações e Realidades " com Diana Allan do Líbano e Farhad Peikar do Afeganistão .. Diana teve uma iniciativa de funda uma ong no Líbano para produção de documentário de pessoas que estiveram no meio do conflito, no meio da guerra de 1948 e atuais. E podemos apreciar uma parte desse doumentário, que diria ser totalmente construtiva para um caracter de um jovem como nós alunos.
Farhad, Jornalista Afegão vivenciou desde sua infância os conflitos de seu pais, onde ele pode compartilhar com a plateia o que viu, o que vivenciou. Farhad por ser jornalista tem a vontade de mostrar que seu pais não e so Guerra, e tem cultura, danças e é um pais onde esta em crescimento um pais acabado por outros.

A segunda mesa teve com tema " Cultura e Resistência e as Arenas de Educação" com Adnan Nagnagie da Palestina e Tião Rocha, Educador Brasileiro.
Nessa mesa, um educador brasileiro junto com um ator palestino mostra como podemos mudar a vida de pessoas atraves de uma "arena" sendo ela um teatro, como o projeto de Adnan Freedom Theatre ou com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, projeto de Tião Rocha.
Freedom Theatre e um espaço para jovens refugiados de zona de conflito, onde atraves de educadores os jovens tem outro estimulo para poder viver e sem estar envolvidos no centro de uma guerra.
Tião Rocha e seu projeto ja esteve em grande areas de vida precária, em lugares onde as pessoas viviam abaixo da linha da miséria.. Mas através da Educação, desenvolvimento comunitário por meio de brincadeiras, oficinas .. Tião consegue levar uma nova forma de ver a essas pessoas, uma nova forma de viver através da educação.

Sexta feira Tivemos uma mesa brasileirissima com um tema atual e de grande repercução sendo : " Duas comunidades brasileiras " com Joselito Crispim e Geronimo Barbosa de Souza.
As duas comunidades brasileira debatidas nessa mesa foi Alagados de salvador, onde e uma comunidade que vive em casas em cima de palafitas acima do nivel do mar e foi nessa comunidade que Joselito fundou o Movimento de Latas, onde ele mostrou para nós que podemos ser feliz atraves de poco, seja com uma lata na mão ou uma lona e sabão nun dia de férias.
Geronimo já está envolvido na Maior comunidade de São Paulo a famosa Heliópolis, ele apresentou um video de como a comunidade se desenvolveu e vem se desenvolvendo.. Podemos apreciar a fomar de luta unida da comunidade e aprendermos um pouco mais de como podemos crescer através de pouco, como podemos viver através da coletividade e da comunidade.

E pra finalizar a semana de Debates do Antídoto.. Tivemos uma mesa com o tema " Cultura e Acão" com Catherine Pappas, do Canadá, E Daoud Hari, Sudão.
Catherine e cineastra e fotógrafa onde interaje junto com a Ong Alternatives, que realiza projetos voltados a zonas de conflitos do Oriente Médio, Catherine mostrou um projeto para o publico, onde as mulheres era uma forma de concientizar em sua cidade através de uma revista.

Daoud Escreveu um livro chamado O Tradutor, onde ele relata o conflito que viveu em seu pais e onde foi mantido sob custódia depois de ser acusado de espionagem pelo governo Sudão, por trabalhar para Jornais internacionais como o New York Times.

Então e isso ai pessoal, Esse foi um breve resumo sobre o que aconteceu nesses 3 dias de mesas de debates do Antídoto. Fiquem a vontade, leiam e comentem.
Vleuu te maiss (Y)

5 comentários:

  1. Ola eu sou a Valéria M° do 1ºF
    Gostaria de primeiramente parabenizar o prof. Dinho
    Por ter nos dado essa oportunidade de conhecer
    As pessoas que em particular fazem a diferença em paraisópolis ou pelo menos tentam
    Gostei muito de tudo.
    Paraisópolis esta precisando de um Zé do caroço
    Mais como diz a musica esta nascendo um novo líder
    É isso. para o pessoal que participaram da discussão
    Parabéns... Vou ficando por aqui ate mais

    ResponderExcluir
  2. Nome : Aline Damascena De Fontes N ° 02 2° i



    Ola Pra Todos Eu Tive a grande orpotunidade de
    estar indo nos dois dias ao antidoto ( no dia 27/06/2009 e dia 28/06/2009)

    *os Dois dias foi maravilhoso.
    *teve varias apresentações culturais

    Eu amei ir .No Itau cultural teve varias apresentações e algumas dessas apresentações foi feita pelos moradores do Paraisopolis.Onde mostraram ter varios talentos . Nunca eu iria imaginar qui exitia jovens do paraisopolis qui fazia parte de uma orquestra , muitos até eu conhecia mais nunca iria imaginar que ele participavam de uma orquestra.Pra Min Foi sansasional ouvir eles tocando a Opera Fantasma.
    Muitos Que Olham de fora pensam que dentro do paraisopolis só tem traficante , só rola droga, que só vive vagabundos aqui dentro do paraisopolis.Mais se enganan, mais que a maioria são trabalhadores consiguiram uma vida bastante estavel , e isso foi trabalhando bastante.
    Que em Lugares que classe alta chama de Periferias , mais que hoje em Dia Podemos Falar que Paraisopolis é um Bairro e que nele Existe Muitos Talentos só basta uma oportunidade para eles demostraren, que existem pessoas boas. Que só prescisam de pessoas que acreditem que cada um tem seu talento seja pobre ou rico , seja preto ou branco .

    Espero que um Dia Todos tenham a Mesma orpotunidade .

    No sabado teve apresentações de grupos musicais
    Que apresentarm
    *Forro
    *Pagode ( Doce Presença)
    * Rap

    No Domingo teve apresentação
    * da OrquesTra
    * Coral
    * Samaba a Raiz ( Grupo Do Prof° Dinho)

    Ah Só pra não esquecer teve quadros lindos
    que foi criado pelo Grande artista do Paraisopolis O FAMOSO e conhecidisimo Estevão que o nome dele mesmo é Gaúdi
    O Criador Do castelo de pedra do paraisopolis.

    E também teve Um Outro artista que é o Bebela
    conhecido como o criado das bicicletas malucas
    onde as maiorias das peças é materiais reciclaveis.
    Pode onde ele passa com Uma De suas criações chama a atenção ..
    Muitos de fora até pensaram que era do afeganistão ..

    Muito Grata !!!

    ResponderExcluir
  3. Adelma 3ºA ... Bom eu assisti as apresentações do Domingo, e gostei muito.Uma oportunidade que poucos tem, como assistir uma orquestra e ainda o melhor pessoas de comunidades, porque como vemos na tv, sites, etc para assistir um evento desse não custa barato. Gostaria de parabenizar o " Antídoto " por ter aberto as portas para a comunidade de Paraisópolis, pois são poucas comunidades que tem essa oportunidade de mostrar o seu taleto. E claro poder mostrar que comunidade não e só crime, não são só pessoas que não prestão que convivem nela. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nome:Taise Mirelle O.da Paz n°38 série:3°C
    Fui só no Domingo
    Bom eu achei muito interesante as mesas de debates internacionais e nacionais nesse fabuloso seminário! Vou falar um pouco das mesas.
    A 1°mesa de debate fala sobre "A cultura das ruas- História,Aprendizados e Preconceitos: como por exemplo:a vida do crimeno Rj a onde tem grandes conflitose e são falados de drogas,facções criminosa e sobre situações do Rj.
    A 2°mesa,fala sobre "A tolerância da diferencias,as diferencias da tolerância" onde foi apresentada conflitos religiosos e civis de outra parte do mundo,onde dois inimigos conseguiram com a tolerâcia transformarem em lideres e ativistas civis que estão trabalhando em prol da paz e da reconstruçãoda Nigéria.Bom fico por aqui:e agora vou falar um pouco do Domingo foi uma oportunidade que poucos tem.Tive a oportunidade de presenciar uma Orquestra Sinfônica Eszterháza, Barracão dos Sonhos, Coral Vivendo com Artes e o Samba a Raiz (grupo do Prof° Dinho),foi bom tudo isso com os Jovens da comunidades de Paraisópolis e Vila Morse. E também o mecânico Berbela com sua Bicicleta equipadas com lâmpadas,vários tipos de buzina,rádios,monitor para DvD e etc. Além disso tem a famosa casa construida pelo famoso Gaudí um pedreiro e jardineiro ele construiu está casa com objetos como garrafas,xicara,rádios,telefone,copo,
    tampas e etc.Tudo isso na comunidade de Paraisópolis que vem pessoas de todos os lugares para visitar a comunidade.Gostei muito do Itau Cultural e da apresentação,agradeço mais uma vez ao Prof° Dinho muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Evans...fui no sabado,cinceramente fiquei de boca aberta,pois juro que não sabia que na comunidade tinha pessoas que fazem a diferença,pessoas que vivem da arte,pessoas que pode misturar ritimos e conviver com as diferenças,foi uma oportunidade muito boa,para conhecer mais sobre minhas raizes.parabenlizo a todos.

    ResponderExcluir